- Olhe para ver quem vem atrás. Não freie, vire ou acelere bruscamente nem deixe a bicicleta correr para trás ao ficar em pé sobre ela.
- Para diminuir o ritmo, não freie. Pare de pedalar e procure ir para as bordas para aumentar sua exposição ao vento.
- Não mude repentinamente de faixa.
- Vá para as bordas ou para o fundo do pelotão para se alimentar ou beber água.
- Em caso de problemas mecânicos, levante a mão e se afaste-se lentamente do pelotão.
- Não deixe a sua roda dianteira ultrapassar a roda traseira do ciclista à frente. Caso ele precise desviar rapidamente, pode derrubar você.
- Em dias de chuva, mantenha o aro da roda livre de água, óleo e areia encostando a sapata de freio levemente sobre o aro.
- O revezamentos acontecem com aberturas pelo lado direito, e a ultrapassagem é feita pelo lado esquerdo. Não espere sua velocidade cair para dar a vez; Em treinos é importante lembrar que as ultrapassagens respeitam a ordem de circulação de vias, ultrapassagens pela esquerda e abrir passagem pela direita.
- Ao puxar o pelotão procure respeitar o ritmo (olho constante no ciclocomputador). Nas pequenas descidas, é comum a velocidade aumentar, mas faça isso gradualmente para não abrir demais o grupo. Não pare de pedalar a menos que vá acontecer alguma mudança de ritmo ou direção.
- Uma boa distância entre sua roda dianteira e a roda traseira do ciclista da frente é entre 25 e 50cm. 25cm é a distância mínima de segurança para uma rápida reação a um possível movimento brusco do ciclista “que está puxando”, e 50cm é o normalmente o limite máximo para o “vácuo” eficiente.
- É muito importante que o ciclista da frente alerte os demais sobre buracos ou materiais que estejam interrompendo a pista, sempre usando sinais simples de mão. Evitar ficar falando cada acontecimento na estrada. A linguagem falada deve ser um último recurso, para não perder a eficiência.
A finalidade para que todos andem juntos em pelotão, encaixados, roda atrás de roda, é diminuir a resistência do ar. Se o ditado diz que a união faz a força, em um pelotão essa integração pode reduzir em cerca de 40% o esforço físico de quem pedala atrás do companheiro.
E não existe nada pior para um ciclista do que não conseguir acompanhar o ritmo do pelotão e se ver desgarrado de seus pares. Com algum treinamento e conselhos úteis, no entanto, é possível aprender, melhorar seu desempenho e até liderar um pelotão inteiro por muito mais tempo.
Mas, como toda convivência em grupos há regras, pedalar em pelotão exige habilidade, treinamento e experiência.
Muitos ciclistas não têm a menor noção de regras de conduta dentro de um pelotão. Na Europa, andar em grupo é muito comum, mas, no Brasil, como o esporte ainda é praticado por poucos, falta orientação e até mesmo educação coletiva aos ciclistas.
Quando se pedala a mais de 30 km/h a poucos centímetros de distância uns dos outros, qualquer vacilo pode ocasionar o efeito dominó, cujas conseqüências vão de perda de equilíbrio a quedas coletivas.
Para encarar um pedal no pelotão é imprescindível saber manter-se alinhado ao pedalar uma bicicleta, isto é, guiá-la em linha reta. Muitos iniciantes balançam a bicicleta ao pegarem água ou ao olharem para o lado e para trás, por exemplo.
Se este for o seu caso, use a faixa de trânsito como guia e tente pedalar paralelamente a ela sem desalinhar a bicicleta. Mude de marchas, simule sprints, pedale de pé sempre mantendo a linha. O próximo passo é alcançar a caramanhola e olhar para o lado e para trás sem balançar a bicicleta.
Nas suas primeiras incursões coletivas, posicione-se entre os últimos do grupo. Assim, se você se assustar e balançar a bicicleta, não atrapalhará seus vizinhos. Aliás, quando estiver na rabeira do pelotão, não se assuste se não conseguir enxergar para onde está pedalando – o que é perfeitamente normal. Tudo o que ouvirá é o som da mudança de marchas e da corrente. Reconhecer as mudanças de marchas e acompanhá-las pode ser muito útil para manter-se na roda. Apesar da facilidade do vácuo, o iniciante sempre terá dificuldades nos aclives, onde deverá se esforçar um pouco mais, temporariamente. Conhecer a via que pedala aumenta muito a segurança, sozinho ou em grupo.
Finalmente, se você escapuliu, ou seja perdeu a roda, esforce-se para pegar seu pelotão nas descidas ou planos, ou sinalize que não vai acompanhar mais o grupo. Muitas vezes o grupo diminui a velocidade para esperar, mas o ciclista lá atrás não retribui o carinho do pelotão, atrapalhando o treino dos demais.
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