sábado, 10 de março de 2012

Na hora H


Estou aqui na véspera de uma competição, envolto em pensamentos táticos e avaliações sobre os treinos realizados. Um mixto de apreensão, autoconfiança e falibilidade dominam os sentimentos interiores.
A corrida, o grande dia, é apenas a ponta do iceberg; a competição começa quando se vence a cama na madrugada, o vento contra, a dor e o cansaço; disciplina nos treinos, disciplina na dieta, disciplina no pensamento positivo. A atuação no dia da competição tem seus fundamentos na rotina do atleta.
Já participei de um sem número de competições, e no esporte individual não tem o tapinha nas costas do colega. É você contra os oponentes, contra a sua insegurança, contra a sua timidez, contra todos aqueles demônios interiores que te dizem: “você não é capaz”!
Como diz Gerard Vroomen, de tantos inscritos, apenas um será o vencedor; nas rodas de comentários sempre se pondera: mas aquele que venceu não é o mais forte. Às vezes não foi o que treinou mais. O que é preciso para a vitória?
A Vitória no sentido estrito, é daquele que numa atitude mental, concatena suas qualidades naturais e adquiridas numa performance que supera os oponentes. Ele olha em sua volta e intenciona superar cada oponente.
A Vitória, no sentido relativo, pode ser a superação do medo, principalmente do medo de perder, de ser superado, de não ser o melhor. Pode ser repetir as performance treinadas, mesmo que não sejam suficientes para o triunfo. A vitória não acontece, ela é buscada, é desejada e conquistada. 
Nas minhas vitórias e grandes atuações, esteve presente uma atitude mental de protagonismo, de estratégia vencedora, de criar o momento propício, de envolver o adversário. Estou aqui mentalizando e procurando este estado mental. Desenvolva esse estado você também! Boa sorte!

2 comentários:

Albertone disse...

Vou reler na véspera da próxima corrida. Esperando estar mais preparado mas ainda tomado por esse espírito de superação. Hoje superei várias das minhas razões de ficar em casa.
Parabéns irmão. Hoje foste também vitorioso.

rpmboy@gmail.com disse...

hj entrei focado e com uma proposta; minhas pernas não falharam, mas ainda não estão prontas. pensei no primeiro e perdi o pódio. mas a atitude foi positiva e esse é o caminho. fomos todos vitoriosos levando o lábado da Omega! valeu!