quinta-feira, 29 de março de 2012

Como se iniciar nas corridas de Ciclismo - Por Neil Bezdek

A segunda quinzena de julho tem sido relativamente calma. Além de conhecer a minha nova sobrinha, a maioria do meu tempo foi dedicado a assistir ao Tour de France e depois lidar com minha ansiedade pós-Tour. Agora tenho de encontrar algo novo para me manter ocupado durante as primeiras duas horas de cada dia.

Em 2005, eu estava curtindo uma onda semelhante de entusiasmo quando eu comprei minha primeira bicicleta de estrada.  Isso acontece com milhões de pessoas todo mês de Julho, e propensos ciclistas ao redor do mundo estão certamente contemplando a mesma compra agora mesmo. Muitos ainda esperam competir, e eu não estou surpreso que alguns dos meus amigos "normais", recentemente pediram conselhos sobre ingressar nas fileiras competitivas. Estou feliz por eles.

O Ciclismo me tirou de uma depressão quando eu comecei, em Nova York em 2008. Eu havia passado um ano trabalhando como um mensageiro, e enquanto eu conhecia a cidade como a palma da minha mão, eu estava perdido. Recém-graduado na faculdade, eu estava separado da minha comunidade acolhedora do campus e à deriva no mundo cruel da vida adulta, onde eu finalmente conseguiu um respeitável emprego num escritório. De repente, reprimido em um cubículo e desesperado por uma saída, eu dei uma chance ao Ciclismo. Eu fiquei viciado imediatamente. Correr me proporcionou um novo conjunto de amigos e, tão louco que possa parecer, uma sensação muito necessária de propósito e identidade. Correr hoje é o meu trabalho.

OK, talvez a competição não vá ser tão interessante para todos, mas eu gostaria de pensar que eu ganhei alguns insights relevantes ao longo do caminho. Se você é atraído para o lado competitivo do esporte, aqui estão alguns conselhos:

Parar de procrastinar.

Um dos meus maiores arrependimentos é esperar até os 23 anos para começar a competir. Eu tinha estado interessado por anos, mas esperei até que eu pudesse me comprometer com uma temporada completa e realmente "fazer a coisa certa." Se você está se segurando até que você se sinta excepcionalmente apto, ou até você pode ir comprar a bicicleta de corrida mais rápida do ano, ou até que haja uma longa pausa em sua agenda lotada, tenha em mente que não há tempo como o presente.

Não se deixe intimidar.

Lembro-me de aparecer para as minhas primeiras corridas vestindo uma camisa lisa e uma bicicleta de alumínio bem surrada com peças de segunda linha. Não pude deixar de notar a correspondência com as roupas cheias de logotipos e os equipamentos das pessoas ao meu redor, e como suas pernas esculturais, por vezes, fizeram  minhas pernas absurdamente  magras parecem “pauzinhos chineses”. Desde então eu percebi que surpreendentemente há pouca correlação entre a capacidade de um ciclista e sua aparência física, ou outras formas.
Além disso, não se impressione com o elitismo ou ouça qualquer um que grita em uma corrida de bicicleta. Os melhor es conselhos são dispensados em silêncio, de pessoas que são sábias o suficiente para saber que a sua experiência no ciclismo, é, no grande esquema das coisas, de alguma forma ímpar.

Concentre-se em segurança e eficiência.

Há coisas muito mais significativas para as corridas do que apenas isso, mas ficar em pé e usando o mínimo de energia possível é a melhor maneira de garantir que você vai terminar as corridas e retornar nas próximas, que é a única forma de eventualmente aprender sobre todos os outros aspectos do esporte.
Por eficiência, refiro-me ficar de fora do vento e pedalando o menos possível. O mesmo vale para a utilização de seus freios. Como Adão Myerson, meu companheiro de equipe, uma vez me disse: "Se você usar os freios, isso significa que em algum momento você já pedalou demais."

Permita-se competir o máximo possível.
Habilidade é tão importante nas corridas de bicicleta como condicionamento, especialmente em corridas planas. Este esporte tem menos relação com correr 10k ou fazer um triathlon, e mais como jogar basquete. Passar horas incontáveis no ginásio ou aperfeiçoar o seu lance livre pode ajudar o seu jogo, especialmente se você já for um jogador experiente, mas a melhor maneira de aprender a jogar basquete é simplesmente jogar basquete. O mesmo vale para o ciclismo.
Isto inclui treinos com grupos rápidos, que são o equivalente ao treino coletivo no basquete. Procure na sua loja de bicicletas o local onde eles estão e quando esses grupos saem para pedalar. Conversar com eles vai ajudá-lo a fazer amigos, aprender sobre o esporte e participar de uma equipe.

Participe de um clube ou equipe.
Ciclismo é um esporte coletivo tanto em cima quanto fora da bicicleta. Participar de um clube ou equipe é ótima maneira de aprender sobre o esporte, compartilhar recursos, organizar caravanas para os eventos e, acima de tudo, fazer amigos e se divertir. Isso é o que este esporte deve ser em primeiro lugar.

Nenhum comentário: