sexta-feira, 29 de maio de 2015

Quantas histórias cabem numa trilha?


Quantas histórias cabem numa trilha?

Quando comecei no Trail Run, me brotaram na memória diversas experiências do passado, me reforçando a idéia de que a trilha é o meu lugar:

* caminhadas, patrulhas e exercícios de tiro, privado de sono, cansado de várias jornadas;

* instruções de sobrevivência na selva, preparo de alimentos e abrigos na mata, ambas na minha estadia no Exército;

* incursões na mata, com meu irmão estudante de Biologia, para reconhecer espécies de plantas.

A vida se agitou, e as opções me afastaram da mata, das trilhas: trabalho, conforto, shopping center, cinema, dvd, jogos eletrônicos, barzinhos...

O Trail Run é uma arte! A arte de percorrer regiões montanhosas, valorizando o ganho de altimetria, por estradas, em sua grande maioria sem pavimento, e trilhas, que são estradas dentros das matas, caminhos de tropeiros, rotas de fugas de escravos, picadas abertas por animais. Esses caminhos podem ligar grandes cidades antigas, pequenos vilarejos, podem dar até em lugar nenhum; o certo é que uma pequena  brecha na mata ou uma estrada vermelha que rasgue um morro ou serra até um topo de morro será um potencial parque de diversões para o corredor de montanha ou "trailrunner".

Isso numa perspectiva tropical. Na Europa e países subtropicais, os pontos geográficos de altitude são costurados por trilhas entre florestas de coníferas e terrenos pedregosos, com ou sem gelo! Refúgios de inverno (casas preparadas para abrigar viajantes e aventureiros nas estações frias) são milhares e colocados estrategicamente a aproximadamente 1 dia de viagem a pé. Lá se corre ou faz Trekking na primavera e verão e se esquia no outono-inverno. Onde há montanhas há homens, onde há homens há trilhas!

Correndo na Estrada Real, chegando em Ouro Preto, tive um insight: quantas histórias passaram por ali? Mercadores, escravos, nobres, soldados, brasileiros, portugueses, inconfidentes, condenados, o Imperador, e eu! Nossas histórias se cruzaram ali por causa de uma corrida, e ali também um capítulo da minha vida ficou registrado! Recentemente, abrindo uma trilha, comecei uma via de histórias a passar, dos animais, das plantas que se seleciona abater ou preservar, do suor, da seiva e do sangue derramados; do cansaço do trabalho árduo, da frustração diante da dificuldade da mata que resiste a se abrir apresenta, da alegria que impulsiona floresta adentro!

Minha história eu vou fazendo correndo e apreciando uma natureza que é dádiva generosa! Quem sabe a sua história não vai se cruzar com minha numa dessas estradas, dessas trilhas? Corrida, Montanha, Trilha, histórias, tudo é vida!  Up!

Nenhum comentário: