quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Foco x "Pilha"

Hoje em dia um termo é muito utilizado como referência em casos de conquista, projetos pessoais, motivação e outros, mas sua maior incidência é mesmo nos casos de auto-promoção! O uso de expressões que evocam o "foco" tem maqueado empolgação, passionalidade e desleixo!
Como "Gerente de Projetos Pessoais" esportivos e referentes à saúde e composição corporal, lido diariamente com gente que confunde foco com estar "pilhado"  ou muito empolgado, que assume planos baseados na emotividade ou nas necessidades de aceitação pessoal ou social.
Você poderá me questionar, mas não será necessário empolgação para cumprir um projeto arrojado? Claro que sim! Mas não apenas empolgação se o sujeito não for um "fora de série"! Ah, os fora de série... eles conquistam sem treinar; saem de casa com um plano, abandonam-no na primeira esquina e chegam ao sucesso; se motivam com críticas petulantes e esfregam na cara do crítico suas conquistas! Perdem 30 kilos em 30 dias e nunca mais recuperam... mas como já escrevi em algum lugar, não conheço pessoalmente nenhum "fora-de-série", conheço sim gente fantástica que faz coisas absurdas porque acorda cedo, porque estudou muito, porque manteve o rumo, porque esperou a porta abrir, porque não mudou a idéia principal! Eu chamo a isso Foco!
É atribuída a Steve Jobs uma frase: "Algumas pessoas acham que foco significa dizer sim para a coisa em que você irá se focar. Mas não é nada disso. Significa dizer não às centenas de outras boas idéias que existem. Você precisa selecionar cuidadosamente". Steve Jobs concebeu para além de uma empresa, uma idéia; foi fiel a essa idéia, foi demitido da própria empresa e anos depois reconduzido.
Vemos empresas familiares tocadas por anos pelo patriarca, mas que chafurdam ao cair nas mãos dos filhos em pouco tempo, pois "mudaram o foco do negócio".
O que têm de comum os dois casos além de fidelidade à idéia principal? O tempo! Leva tempo para se comprovar uma tese, para fundamentar uma idéia; logo vejo que a qualidade "Foco" tem até aqui duas dimensões: Fidelidade (dizer não ao que não é essencial) e (ser fiel por muito) Tempo!
Isso posto, porque "pilha", empolgação, têm data de validade: tem gente que desiste após 1 mês, tem gente que abandona o projeto na primeira dificuldade; alguns condicionam sua motivação à preferências pessoais e se decepcionam, pois suas preferências os afastam do caminho do sucesso; Quantas promessas descumpridas, quantos planos abandonados;
Concluindo por hora, façamos o discernimento do que consideramos foco; que possamos delimitar a idéia principal, estabelecer cronogramas e submetê-los a um compromisso fiel! Vamos usar nossa empolgação nesse sentido. UP!

Nenhum comentário: